quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Programação: Mulher Maravilha?

De 9 a 14 de março
A mulher moderna vive a multiplicidade de papéis devido ao acúmulo de tarefas. Quais são as conseqüências tanto físicas como psíquicas para esta situação?

CINEMA
Jogo de Cena
Direção Eduardo Coutinho – Documentário – 105 minutos. 2007.
Com Marília Pêra, Andréa Beltrão e Fernanda Torres no elenco.
Data: 09. Segunda, às 19h30. Local: Espaço Beta – 3º andar. Classificação indicativa: 14 anos. Lotação: 50 pessoas. Grátis (retirada de ingressos no local com uma hora de antecedência).

WORKSHOP
Oficina de culinária prática para homens e mulheres
A oficina apresentará dicas de culinária que reduzem o tempo de preparo das refeições. Antes da oficina haverá um bate papo com homens e mulheres sobre o significado que os serviços domésticos, especialmente na cozinha, representam hoje para esse público.
Datas: 12/03 . Quinta, das 15h às 17h e das 19h às 21h. Sala Alfa. Para maiores de 14 anos. Lotação: 20 vagas. Grátis. Retirada de senhas no local, com 30 min de antecedência.

Beleza prática
Workshop teórico-prático com noções básicas de auto maquiagem, facilitando e economizando o tempo para se manter sempre bem apresentada e bonita no trabalho e em momentos sociais, onde a correria da vida diária impede muitas vezes, estes cuidados.
Datas: dia 11/03, das 19h às 21h. Sala Ômega. Para maiores de 14 anos. Lotação: 30 vagas. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento.

Terapia corporal alternativa – Massagem Ayurvédica
Workshop teórico-prático onde será dada uma seqüência de massagem com utilização de óleos essenciais terapêuticos, proporcionando alívio às tensões e stress da vida moderna.
Datas: dia 13/03, das 19:30h às 21:30h. Sala Ômega. Para maiores de 14 anos. Lotação: 40 vagas. Grátis. Retirada de senhas no local, com 30 min de antecedência.

MESA REDONDA E BATE-PAPO
Mulher: esposa, mãe, profissional...quer mais?
Assumindo diversos papéis na sociedade atual, o corpo da mulher sente necessidade de novas adaptações: Ser mãe, mulher, esposa, dona de casa, empresária etc... Como fica o corpo da mulher, sua saúde? As doenças da vida moderna, como stress, enxaqueca, síndrome do pânico e depressão e as respostas do corpo para esses males. As doenças da vida moderna, como estresse, enxaqueca, síndrome do pânico e depressão e as respostas do corpo para esses males.
Com as professoras Dras. Maria Izilda Santos de Matos, coordenadora do Núcleo de Estudos da Mulher da PUC-SP, e Edna Peters Kahhale, do Núcleo de Psicossomática e Psicologia Hospitalar da PUC-SP.
Data: 10/03. Terça. Das 19h30 às 21h. Espaço Beta – 3º andar. Grátis. Retirada de senhas no local, com 30 min de antecedência.

Jovens de hoje, mulheres e homens de amanhã
O evento, direcionado a adolescentes, busca promover um bate papo sobre as principais mudanças nos papéis femininos nos olhares dos jovens.
Com Dr. Jairo Bouer.
Data: 27/03. Sexta, às 10h. Teatro Anchieta. Classificação Indicativa: 14 anos. 320 lugares. Grátis. Agendamento escolar na Central de Atendimento ou pelo telefone 11-3234-3055.

FEIRA DA MULHER
De 7 a 14/03. Segunda a sexta, das 12h às 20h (com exceção de quarta e quinta, com término às 18h). Sábados, das 10h às 15h. Não abre no domingo.

A Feira da Mulher será composta pelas seguintes seções:

Serviços: Acesso gratuito à assessoria jurídica e de saúde, encaminhamento psicológico e assistencial. Presenças confirmadas do Núcleo Especializado de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Santa Casa de São Paulo, Centro de Referência da Mulher da Região Central e outros.

Produtos: Produções artesanais de mulheres que se organizaram em cooperativas ou associações para obter uma ocupação com geração de renda. Presenças confirmadas da Casa do Zezinho, Associação Mundaréu e Daspre, marca criada por presidiárias do Estado de São Paulo, com a coordenação da FUNAP.

Estética: Dicas e workshops sobre beleza e bem-estar. Espaço “Bem Estar”, composto por estações com algumas terapias corporais alternativas, tais como: quick massage, reflexologia, esteira elétrica, aparelhos para automassagem, etc. Profissionais de maquiagem e visagismo, orientando os interessados sobre dicas de maquiagem e cortes de cabelo indicados para cada tipo de rosto. Os interessados poderão ser maquiados ou ter seus cabelos cortados por esses profissionais.

Bate-Papos: conduzidos pelo Centro de Referência da Mulher da Região Central, abordarão questões que afetam as mulheres cotidianamente. Por meio de uma roda de conversa, os participantes poderão manifestar suas opiniões, levantar questões e relatar situações em que essas questões foram tratadas em suas vidas:

Mulheres e Sociedade: Novas Formas de Participação
As principais dificuldades enfrentadas pelas mulheres nos diversos ambientes sociais dos quais elas estão participando, como a política e o trabalho.
Datas: 09/03. Segunda, 15h. Local: Área de Convivência (Feira de Serviços)

Mulher e Sexualidade
A relação entre a mulher e sua sexualidade em tempos contemporâneos.
Datas: 10/03. Terça, 15h. Local: Área de Convivência (Feira de Serviços)

Lei Maria da Penha
Violência doméstica e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha, que entrou em vigor em 2006 e visa combater a violência doméstica e familiar contra a mulher.
Datas: 11/03. Quarta, 15h. Local: Área de Convivência (Feira de Serviços)

Violência contra a Mulher Idosa
Violência contra mulher idosa: formas de violência (física ou psicológica) e orientações sobre órgãos de apoio.
Datas: 12/03. Quinta, 15h. Local: Área de Convivência (Feira de Serviços)

Mulheres e os Valores Estéticos
Reflexão sobre valores de estética para mulheres na atualidade: como são construídos, até que ponto são saudáveis e como elas convivem com eles.
Datas: 13/03. Sexta, 15h. Local: Área de Convivência (Feira de Serviços)

MÚSICA
Salete Maria & Socorro Lira
Salete Maria é advogada, professora universitária, ativista pelos Direitos Humanos; tem inúmeros cordéis publicados e premiados, sendo a maioria deles sobre direitos das mulheres e temas ligados às questões marginais e periféricas.
Socorro Lira é compositora, intérprete e instrumentista. É paraibana e reside em São Paulo. Tem 4 CDs lançados e prepara novos trabalhos.
Dia 11/03, 19h30. Convivência. Grátis. 60 minutos. Livre. 150 lugares.

SARAU
Sarau da Cooperifa
Sarau com poetizas da periferia de São Paulo, cujas referências são o modo de vida na periferia, seus valores, suas angústias e projetos de vida.
Dia 12 de março, às 19h30. Convivência. Grátis. 60 minutos. Livre. 150 lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário